quarta-feira, abril 13, 2011

Cadeirantes

A cidade está preparada para eles?

Acessibilidade, qualidade do que é acessível, será que a cidade está preparada para os cadeirantes?  
Por Alba Alves
    Sair de casa e pegar um ônibus para passear. Parece simples, mas para os cadeirantes um passeio comum pode se transformar em pesadelo.
As maiores dificuldades citadas pelos entrevistados são as ruas sem asfalto e esburacadas, escadas nas entradas das lojas, porta de elevadores pequenas, veículos estacionados nas calçadas rebaixadas. Tudo isso acaba se transformando em obstáculos.

Novidade BH - Táxi Acessível
Imagem Google
 “Enquanto há vida, há esperança, não podemos desistir dos sonhos e dos nossos objetivos”.  
Junio Eduardo
 
 O professor de artes Junio Eduardo, 28 anos, é exemplo de superação e alegria de viver. Lembra que não existem diferenças entre cadeirantes e cidadãos, "todos temos direito".
Com o novo táxi acessível (foto acima), o professor, não precisará mais ter de enfrentar o mal humor de alguns trocadores dos ônibus que ainda não tem  os elevadores de acesso.
Segundo o Sindicato dos Condutores Autônomos e Táxistas de BH o custo elevado do veículo ainda pode ser um impedidor para a maior maior aderência na capital mineira.
Já o simpático vendedor ambulante José Geraldo da Silva, pede rampas e passeios bem cuidados nas ruas do centro da capital. " É aqui que eu trabalho, podiam melhorar isso", reclama.

Vídeo sobre as dificuldades dos cadeirantes. Desafios diários.


            De acordo com dados do Hospital SARAH, referência em tratamento de traumas, o trânsito é o grande vilão em relação aos acidentes, seguido de agressão por arma de fogo e mergulhos em águas rasas. As vitimas são jovens, entre 20 e 24, geralmente, homens e solteiros. 
         Segundo o IBGE, Censo 2000, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira. Em Belo Horizonte são aproximadamente 280 mil deficientes, sendo cerca de 7.500 deles, com alguma problema físico.